17 de ago. de 2009

A pedidos: Jack na Mania de Flor

Seguem fotos do nosso pequeno, tão logo grandão, Jack Sparrow.


As entregas ficaram muito mais divertidas!




Carinho...


Conhecendo sua nova casa

Beijos à todos

13 de ago. de 2009

Intercâmbio de imagens da natureza

Enquanto separava algumas fotos para anexar a um orçamento, tive a inspiração de criarmos um intercâmbio de imagens da natureza através do blog da Mania de Flor.


Certamente a maioria das pessoas, ao menos uma vez, teve vontade de fotografar uma flor exótica, uma cor vibrante, uma simples folha que parecia querer transmitir a essência da vida.
Não precisa ter técnica se há sensibilidade na observação, portanto vamos postar imagens amadoras e particulares mas registradas com carinho.

Selecione suas fotos e nos envie (atendimento@maniadeflor.com.br) que estaremos postando aqui. Desde já um agradecimento especial, não meu, mas da natureza, por ter conseguido um interprete das suas maravilhas.

Participação inicial de Tiago Borges, publicitário, sócio proprietário da Mania de Flor, que aprendeu muito sobre as flores através de sua agussada percepção.
Fotos no jardim da loja.




Hemerocális


Petúnia


Bouganvilea


Petrea


Fico aguardando sua mensagem...
Beijinhos...

11 de ago. de 2009

Novo mascote: Golden Retriever na Mania de Flor



Agora a Mania de Flor tem um mascote muito animado. Um Golden Retriever de 50 dias, batizado pelas crianças de Jack Sparrow.
Antes de adquirirmos o cãozinho, pesquisamos sobre a raça e as condições ideais para seu desenvolvimento. Sabemos que é uma raça que apresenta temperamento calmo. Gosta muito de atividades físicas e esta sempre pronto a agradar e obedecer. Por ter um excelente olfato é muito usado para farejar drogas e como guia de deficientes visuais.

Também poderá ser criado para a terapia. É atencioso, companheiro, carinhoso, inteligente e fiel.

Adora comer, por isso convém ter cuidado para o cão não ficar obeso e também para não ingerir plantas venenosas.


Portanto, logo que Jack chegou já providenciamos algumas mudanças aqui na Mania de Flor para que ele não tenha acesso a algumas plantas da estufa e estamos mudando de lugar aquelas que estão em lugares acessiveis a ele. Também fornecemos brinquedos adequados para que ele possa distrair-se.

Segundo o site www.marcosfernandes.vet.br, devemos observar o animal de estimação diariamente, em especial: comportamento, fezes e urina.

A suspeita de intoxicação por plantas é confirmada muitas vezes pela presença de restos do vegetal no ambiente do animal ou juntamente com o vômito e as fezes.

Caso você observe sintomas como: vômito, apatia, falta de apetite, diarréia e febre procure um veterinário mais próximo, informando a planta ingerida.



Você poderá realizar os primeiros socorros que podem ajudar muito. São eles:
1)- Lavar com abundância a boca do animal com água logo após a ingestão.
2)- Não fornecer leite ou qualquer outro alimento
3)- Não indusa o vômito, pois algumas plantas são irritantes de mucosa e o seu refluxo através do esôfago provocado pelo vômito lesionaria ainda mais esta região. O ideal é lavagem gástrica, que somente deve ser realizada pelo veterinário.



Existem obviamente, muitas plantas com potencial tóxico para os animais, no entanto, as mais comuns são a que as pessoas mais utilizam em suas casas com finalidade de ornamentação.
Listamos algumas espécies que foram encontradas no site www.jardimdeflores.com.br para que você possa prevenir-se.
Os sintomas são praticamente os mesmos: a ingestão e o contato podem causar sensação de queimação, edema (inchaço) de lábios, boca e língua, náuseas, vômitos, diarréia, salivação abundante, dificuldade de engolir e asfixia; o contato com os olhos pode provocar irritação e lesão da córnea.


TINHORÃO

Nome científico: Caladium bicolor Vent.

Nome popular: tajá, taiá, caládio
Parte tóxica: todas as partes da planta.
Princípio ativo: oxalato de cálcio.




COMIGO-NINGUÉM-PODE


Nome científico: Dieffenbachia picta Schott.
Nome popular: aninga-do-Pará.
Parte tóxica: todas as partes da planta.
Princípio ativo: oxalato de cálcio, saponinas.



BICO-DE-PAPAGAIO


Nome científico: Euphorbia pulcherrima Willd.
Nome popular: rabo-de-arara, papagaio.
Parte tóxica: todas as partes da planta.
Princípio ativo: látex irritante.



AVELÓS


Nome científico: Euphorbia tirucalli L.
Nome popular: graveto-do-cão, figueira-do-diabo, dedo-do-diabo, pau-pelado, árvore de São Sebastião.
Parte tóxica: todas as partes da planta.
Princípio ativo: látex irritante.





COPO-DE-LEITE

Nome científico: Zantedeschia aethiopica Spreng.
Nome popular: copo-de-leite.
Parte tóxica: todas as partes da planta
Princípio ativo: oxalato de cálcio.



Fique atento, pois seu animalzinho não saberá distinguir o que poderá fazer mal para a saúde. Isso é nossa responsabilidade!

Besos...

7 de ago. de 2009

Mês de agosto: flores e curiosidades

Quero compartilhar com vocês dois belos trabalhos que realizei por esses dias além de algumas curiosidades do mês de agosto.
Estas flores nos mostram que este mês é muito mais que superstições e clima ocioso. É o mês em que os antigos celebravam a Primeira colheita, época de flores exóticas e encantadoras.



Ramalhete de íris azul, orquideas phalaenopsis, folhas de strelitzas.







Ramalhete de cravos brancos, ornitogalum, folhas de strelitzas e fotinea.



Curiosidades:
Do latim Augustus, é o oitavo mês do calendário gregoriano. É assim chamado por decreto em honra do imperador César Augusto. Este não queria ficar atrás de Júlio César, em honra de quem foi batizado o mês de julho, e, portanto, quis que o “seu” mês também tivesse 31 dias.
Conforme pesquisa no blog acasadomago, abaixo da linha do Equador, em países como o Brasil por exemplo, o pobre do mês de agosto tem uma péssima fama, mas dizem que a culpa é dos colonizadores portugueses.
Segundo historiadores, as mulheres portuguesas não se casavam nunca no mês de agosto, porque era nessa época que os navios zarpavam à procura de novas terras. Casar em agosto significava ficar só, sem lua-de-mel e, às vezes, até mesmo viúva. Daí a veio a má fama do coitado do mês.
Já na Alemanha, é o mês das noivas, lá as moças sonham em se casar nesse mês.
Enquanto em nosso país vizinho, los hermanos acreditam que não é aconselhável lavar a cabeça durante todo o mês – e dizem que quem lava a cabeça neste mês está chamando a morte.


O mês de agosto é regido pelo elemento Fogo e pelo signo de Leão. Força, atenção, certezas e intransigência reinam nesse período.

A flor do mês é a Camélia, que nos oferece um perfume delicado e único.


Foto: dias-com-arvores.blogspot.com



A pedra do mês de agosto é o Peridots que eram as gemas favoritas dos piratas, que os consideravam como amuletos contra todos os males e, quando aplicados no ouro, protegiam os que os usavam contra os terrores das noites.
Deixemos as superstições de lado e vamos fazer o melhor para que o mês de agosto seja de muitas flores e realizações.
Beijos e abraços com perfume de camélia!!!

6 de ago. de 2009

Ainda na China

Ainda não satisfeita, quero acrescentar fotos de curiosidades sobre o Oriente.
Afinal, a cultura floral é a união de todas as informações e vivências do povo.

Fotos: www.almadeviajante.com/fotos/china e pesquisas gerais.


Mercado de Pássaros e Flores, em Kunming


Rodas de oração tibetanas



Turistas chineses no Parque Natural de Jiuzhaigou



Abaixo lindas pinturas.








5 de ago. de 2009

Flores e cores na Ásia

O mais bacana da internet é isso... essa troca rápida de informações, de experiências...
Ontem mesmo um colega de net estava me contando de suas viagens pelo mundo e das fascinantes cores dos países asiáticos. Da cultura floral e da comercialilzação das flores nos mercados e lojas.

Imagine minha euforia! Enquanto ele me contava eu já pesquisava flores típicas, paisagens e tudo que eu pudesse postar no Blog da Mania.

Encontrei muita informação e filtrei algumas mais pertinente aos interesses dos leitores apaixonados por flores e pela natureza.
Segue abaixo um pouco da Flora na China segundo o site http://portuguese.cri.cn e imagens coletadas através de pesquisas gerais.

A China é um dos países mais ricos em recursos vegetais. Conta com mais de 30 mil espécies de plantas, ficando no terceiro lugar do mundo, apenas atrás da Malásia e do Brasil. Lá existem quase todas as plantas principais das regiões frias, temperadas e tropicais do hemisfério Norte.

Selecionei algumas espécies que devido a sua importância capturei também uma foto para conhecermos.
A Metasequoia glyptostroboides é uma árvore alta que se encontra na lista mundial de plantas antigas, raras, e famosas.

A Pseudolarix amabilis cresce nas regiões montanhosas do vale do Rio Changjiang, suas folhas, como moedas de cobre, em ramos curtos, são muito verdes na primavera e verão e amarelas no outono, é uma das cinco espécies de árvores preciosas dos jardins do mundo.

Existem na China mais de 2 mil espécies de vegetais comestíveis, mais de 3 mil espécies de uso medicinal que são matérias farmacológicas muito procuradas.

A multiforme peônia, chamada de "rainha das flores", é original da China e seu qualificativo é de "cor nacional e aroma do céu".

As "três famosas flores", azalea, Primula malacóiides e Gentiana scabra, crescem principalmente na região sul do Ocidente e, durante o período de florescimento, a paisagem adornada com estas flores encanta a todos.



Metasequoia glyptostroboides

Pseudolarix amabilis

Multiforme peônia



Primula malacóiides


Gentiana scabra


Imaginem essas plantas inseridas numa paisagem zen e acompanhadas de tantas outras espécies interessantes.
Eu com certeza, vou adicionar na minha lista de lugares para se conhecer antes de morrer...
Beijos e até

3 de ago. de 2009

Pintura de flores e elementos da natureza através da arte Sumi-e

Entre uma taça de vinho e muita conversa sobre blogs e midias sociais, um amigo sugeriu diversidade de matérias, claro, relacionadas com flores, que possam acrescentar, enriquecer a cultura e fornecer informação aos internautas que navegam no Blog da Mania de Flor.
A dica inicial foi Pintura Sumi-e, pelo fato de ter como um dos temas mais recorrentes a pintura de orquideas, crisântemos, íris, cerejeiras sakura, videiras, pinheiros, bambus, ameixeiras, pássaros e paisagens...ou seja, tudo que uma pessoa que tem Mania de flor, gosta de observar e aprender, certo?


Após pesquisar, fiquei encantada!


Segundo o blog.uncovering.org, data do século II da nossa era o aparecimento na China da arte do sumi-e. A palavra que a designa tem raiz japonesa e significa literalmente pintura com tinta. Na verdade trata-se de pura caligrafia. O artista deve comunicar a sua ideia de forma resumida e inequívoca em poucas palavras, ou seja, neste caso, em poucas linhas. Mais do que uma mera representação mimética o sumi-e é a arte do essencial.
Segundo a Sociedade Brasileira de Bungei www.bugei.com.br"... O mais importante é que o sumie representa não somente uma bela e singular forma de arte, mas também uma filosofia. Enquanto a maioria da pintura ocidental clássica teve como meta a descrição realista do mundo e seus objetos, o sumie sempre foi expressão de percepção do artista. Pintores tentando capturar a essência de um objeto, pessoa, ou paisagem: mais importância para a sugestão que para o realismo.A pintura ocidental usa a cor para criar sombras, tons e um sentido de espaço. O sumie tradicional, por outro lado, usa unicamente tinta preta. Na pintura oriental, a tinta preta é a mais alta simplificação de cor.


O Sumie, conforme sua origem, possui como principal característica a rapidez em que é realizado, a inspiração artística é transmitida no prazo mais curto possível, onde não existe tempo para reflexão ou pensamento daquilo que está sendo realizado, o artista deve seguir sua inspiração espontânea. Não existe a possibilidade de nenhuma correção ou repetição, um traço deve ser encarado como único, se existir algum erro ele está “morto” e portando toda obra perdida.


Esse foi o espírito que levou muitos Samurais a praticarem o Zen e o Sumie. Um golpe de espada deve ser realizado espontaneamente sem chance para correções ou reflexões, caso contrário já se estaria morto devido à velocidade que ocorriam os confrontos.
Hoje no Japão, muitos executivos e pessoas de altos cargos praticam o Sumie, não somente como forma de relaxamento ou busca de paz interior, mas também como forma de melhorarem a eficiência nos negócios, principalmente no que diz respeito à tomada de decisões rápidas."
Observe essas duas obras e aprecie essa arte: