2 de ago. de 2010

Temperos a mão - a minha vez!

Pegando o rabicho da última postagem sobre hortas em pequenos espaços também quiz fazer algo para minha casinha.
Fui à uma loja de coisas para cozinha e comprei uma concha grande (R$ 11,50), comprei alguns temperos (R$ 1,20 cada), tirei do saquinho plástico, coloquei dentro da concha e preenchi os cantinhos com terra (usei bem pouquinha terra para preencher). 
Coloquei um pouco de musgo verde para dar acabamento. (Encontra em lojas de artesanato e floricultura).
Já que a concha  não é furada embaixo, tem que molhar pouquinho, bem pouquinho mesmo e aí é a sacada do musgo pois ele ajuda a conservar a umidade da terra.
Olha como ficou bacana.






Ainda tô aprendendo a tirar as fotos... Vou tirar na janela da minha cozinha (o  lugar definitivo) e ai volto a postar, ok? Aaaa, quero fazer uma sequência de umas 4 conchas ...


Você poderá pendurar na janela da cozinha, assim, os temperos ficam perto quando você for cozinhar.

Dei uma passadinha no site:
www.culinariaonline.com.br e colhi algumas dicas de utilização de algumas ervas, assim, você escolhe a que irá plantar:

Alecrim: de aroma fresco, que lembra o pinho, dá um sabor especial às aves, aos molhos e sopas de tomate, frutos do mar, carnes, patês, beringela, batatas, couve-flor, pães, Sucos e saladas de frutas. Ótimo no churrasco quando salpicado sobre o carvão.

• Cebolinha verde: Muito usado em omeletes, molho vinagrete e molhos à base de creme de leite para peixes. Ótimo também em patês de ricota, queijo cremoso, sopas e saladas.

• Erva Doce: Muito utilizada no preparo de biscoitos, bolos, bolachas, pães, queijos, molhos para saladas, frutas em calda, peixes e frutos do mar.

• Manjericão: de sabor marcante e agradável, é ideal para receitas com tomate, em pizzas, molho para churrasco, lagosta, assados, saladas e legumes. E o principal ingrediente do molho ao pesto.

• Manjerona: de sabor requintado, semelhante ao orégano, é ideal para valorizar carnes e aves, pratos à base de tomate, sopas, saladas e com manteiga derretida em peixes grelhados. Ideal para pratos de cozimento rápido.

• Orégano: Indispensável para pizzas. Ótimo em receitas com ovos, tomates, queijos, cebolas, recheios e molhos para carnes, aves, peixes e saladas de frutos do mar.

• Salsa: Ótima em canapés, sopas, saladas verdes, molhos de ervas, pães, tomates, omeletes, manteiga temperada, grelhados e recheios, sem a necessidade de reidratá-la.

• Sálvia: Indicada na preparação e no recheio de carnes e aves em geral, marinados, sopas, cremes, molhos de tomate, queijos, em massas com manteiga, batatas, biscoitos e chá.

• Tomilho: Aromático e levemente picante, é usado para temperar carnes, peixes, aves, pratos com tomate e queijos.


Gostou? ...
Eu adorei!
Grande beijo

Um comentário:

  1. Já tô imanginando essa cozinha, vai ficar deliciosamente cheirosa e temperada.

    Perfeito!

    ResponderExcluir