30 de jul. de 2010

Jardins em pequenos espaços

Sabem que ontem fiquei pensando que a minha postagem sobre dicas de jardinagem estavam muito direcionadas a grandes espaços, ou pelo menos, jardins medianos.
E aí refleti, que muitas pessoas não dispõem desse espaço todo. Eu mesma, moro em apartamento e só posso me envolver com o jardim aqui na flori mesmo.

Para me redimir, fui pesquisar algumas sugestões de hortas para pequenos espaços. Algumas são simples e não tem nada de mais, mas servem para lembrar-nos que espaço não é desculpa, certo?



Nesse caso, escolha diferentes vasos, xícaras e até outros utensílios de cozinha para plantar suas mudas de temperos e chás.
Vale lembrar, que para que a planta tenha um bom desenvolvimento e permaneça crescendo, o vaso deve ser furado embaixo, para que a água da rega possa escorrer e a terra fique soltinha.

Deve-se colocar alguns pedregulhos no fundo do vaso (resto de telhas, pedra brita...), colocar uma camada fina de areia e aí sim colocar um pouco de terra, tirar a muda do plástico que ela vem, e ai preencher de terra envolta da planta. Firmar com a ponta dos dedos.

Essas mudas são facilmente encontradas nas floriculturas e em alguns mercados.
Lembre-se: todas as ervas devem estar expostas a luz solar, pelo menos, durante meio dia.


Esse suporte é uma graça e permite plantar várias qualidades de temperos. Acho que em lojas especializadas em artigos para jardim, ou lojas como Leroy, você possa encontrar. Temos um aqui na loja, mas ele é um pouco diferente. Vou pesquisar onde encontrar e assim que eu descobrir aviso...




Quanto a esse jardim vertical, confeccionado com um plástico grosso, não é difícil de fazer, mas não acredito ser funcional. Pois, além do espaço ser muito pequeno para as plantas se desenvolverem, também não é furado embaixo para escoar a água da rega. Caso alguém já tenha testado, comente conosco.






Essas duas sugestões são de hortas em vasos tipo bacias. Achei bem simpáticos. Serve para quem mora em casa, mas tem calçada em todo espaço. São fáceis de manter e de trocar as espécies. Caso se canse das ervas, pode enchê-los de flores da estação.

Dicas simples, mas meu objetivo é cutucar a inspiração! 
Beijos

4 comentários:

  1. Eu tava pensando em testar esse jardim vertical...tenho uns painéis de congresso (não irei mais usar!), que são de vinil, não sabia que fim dar pra eles... deixa eu tirar um tempinho... talvez se usar de uma "costura" sai o excesso de água sem sair a terra!
    ...quem sabe dá.... ;)

    ResponderExcluir
  2. ah! adorei o suspenso...mesmo pq acho que seria um dos poucos a prova de Mandjiu!
    Foi pensando nela também que seria uma boa aquele vertical!
    taí.... pesquisar mais sobre jardins a prova de Labradores! rss
    bjocas
    Parabéns pelo teu trabalho. Você é meu orgulho...

    ResponderExcluir
  3. Oi florzoca... adorei os comentários e principalmente a idéia de usar os banners que estão sem uso!!! Faz isso, testa e nos conta sobre o jardim vertical ...
    Dá uma olhada na concha também ... é bem simples, mas graciosa...
    Grande beijo maninha do coração!

    ResponderExcluir
  4. legal gostei muito e uma boa ideia

    ResponderExcluir