29 de jul. de 2010

Dicas de jardinagem para o mês de agosto

Estou tão empolgada com essa nova (para mim) descoberta que tenho que admitir que penso quase o dia inteiro no blog... rsrsrs
Penso em muitas matérias, novidades, o que as pessoas gostariam de ler, enfim... minha cabeça fica a mil.
Sempre gostei de escrever e amo o que faço, então pra mim, tem sido delicioso postar. Espero que também estejam gostando, e caso tenham dicas e sugestões estou super aberta para aprender...


Para hoje, separei valiosas dicas de paisagismo e jardinagem para o mês de agosto, tiradas do "Calendário do Jardim" do São Paulo Garden Club. Inclusive fica a dica, para no final do ano, fazer a encomenda do Calendário 2011, pois vale a pena... além das dicas de jardinagem, tem receitas com as frutas e hortaliças do mês e ilustrações muito graciosas. Acesse para pedir o seu: www.saopaulogardenclub.com.br


Bom, lá vai:
  • O jardim não é um espaço independente da casa. Deve se entrosar com ela e ser quase uma continuação dos ambientes internos, numa harmonia de estilos e cores.
  • Para ter um jardim funcional, elabore seu projeto pensando nas diferentes finalidades a que ele se destina: extensão da área social, prática de atividades fisicas, recreação infantil ou, simplesmente, uma moldura atraente para sua casa.
  • Querendo um jardim fácil de cuidar, plante árvores e arbustos perenes, de preferência aqueles que ofereçam formatos, tamanhos, texturas e tonaliddes de cor contrastantes. Nesse cenário básico sempre que quiser, você pode introduzir vasos com floríferas da estação e retirá-los no final da floração, sem prejuízo do esquema original.
  • Plantas em vasos são verdadeiros coringas. Facilitam a renovação visual do jardim e levam cor e vida a áreas onde o plantio é impraticável: ambientes internos, peitoris de janelas, degraus de escadas, terraços, corredores estreitos e pátios pavimentados.
  • Para aumentar a impressão visual de profundidade, plante na parte mais afastada do terreno flores e folhagens miúdas de cores frias, como azul, violeta e verde. Evite as de tamanho grande e cores quentes, como amarelo laranja e vermelho que, ao contrário, diminuem essa impressão.
  • A cor do jardim não é dada só pelas flores. Os vários tons de verde e a diversidade de cores de certas folhagens podem ser usados também para criar combinações de grande efeito.

Na horta: a melhor época para o plantio do pepino é de agosto a abril. Semeie em local definitivo e você poderá colhê-los 50 a 60 dias após o plantio.
No pomar: goiabeiras adultas podem receber poda de frutificação neste mês.


Quanto trabalho heim...?
Mãos a obra e boa sorte!


Grande abraço


Que tal esse jardim magnífico para se inspirar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário