30 de jul. de 2010

Jardins em pequenos espaços

Sabem que ontem fiquei pensando que a minha postagem sobre dicas de jardinagem estavam muito direcionadas a grandes espaços, ou pelo menos, jardins medianos.
E aí refleti, que muitas pessoas não dispõem desse espaço todo. Eu mesma, moro em apartamento e só posso me envolver com o jardim aqui na flori mesmo.

Para me redimir, fui pesquisar algumas sugestões de hortas para pequenos espaços. Algumas são simples e não tem nada de mais, mas servem para lembrar-nos que espaço não é desculpa, certo?



Nesse caso, escolha diferentes vasos, xícaras e até outros utensílios de cozinha para plantar suas mudas de temperos e chás.
Vale lembrar, que para que a planta tenha um bom desenvolvimento e permaneça crescendo, o vaso deve ser furado embaixo, para que a água da rega possa escorrer e a terra fique soltinha.

Deve-se colocar alguns pedregulhos no fundo do vaso (resto de telhas, pedra brita...), colocar uma camada fina de areia e aí sim colocar um pouco de terra, tirar a muda do plástico que ela vem, e ai preencher de terra envolta da planta. Firmar com a ponta dos dedos.

Essas mudas são facilmente encontradas nas floriculturas e em alguns mercados.
Lembre-se: todas as ervas devem estar expostas a luz solar, pelo menos, durante meio dia.


Esse suporte é uma graça e permite plantar várias qualidades de temperos. Acho que em lojas especializadas em artigos para jardim, ou lojas como Leroy, você possa encontrar. Temos um aqui na loja, mas ele é um pouco diferente. Vou pesquisar onde encontrar e assim que eu descobrir aviso...




Quanto a esse jardim vertical, confeccionado com um plástico grosso, não é difícil de fazer, mas não acredito ser funcional. Pois, além do espaço ser muito pequeno para as plantas se desenvolverem, também não é furado embaixo para escoar a água da rega. Caso alguém já tenha testado, comente conosco.






Essas duas sugestões são de hortas em vasos tipo bacias. Achei bem simpáticos. Serve para quem mora em casa, mas tem calçada em todo espaço. São fáceis de manter e de trocar as espécies. Caso se canse das ervas, pode enchê-los de flores da estação.

Dicas simples, mas meu objetivo é cutucar a inspiração! 
Beijos

29 de jul. de 2010

Dicas de jardinagem para o mês de agosto

Estou tão empolgada com essa nova (para mim) descoberta que tenho que admitir que penso quase o dia inteiro no blog... rsrsrs
Penso em muitas matérias, novidades, o que as pessoas gostariam de ler, enfim... minha cabeça fica a mil.
Sempre gostei de escrever e amo o que faço, então pra mim, tem sido delicioso postar. Espero que também estejam gostando, e caso tenham dicas e sugestões estou super aberta para aprender...


Para hoje, separei valiosas dicas de paisagismo e jardinagem para o mês de agosto, tiradas do "Calendário do Jardim" do São Paulo Garden Club. Inclusive fica a dica, para no final do ano, fazer a encomenda do Calendário 2011, pois vale a pena... além das dicas de jardinagem, tem receitas com as frutas e hortaliças do mês e ilustrações muito graciosas. Acesse para pedir o seu: www.saopaulogardenclub.com.br


Bom, lá vai:
  • O jardim não é um espaço independente da casa. Deve se entrosar com ela e ser quase uma continuação dos ambientes internos, numa harmonia de estilos e cores.
  • Para ter um jardim funcional, elabore seu projeto pensando nas diferentes finalidades a que ele se destina: extensão da área social, prática de atividades fisicas, recreação infantil ou, simplesmente, uma moldura atraente para sua casa.
  • Querendo um jardim fácil de cuidar, plante árvores e arbustos perenes, de preferência aqueles que ofereçam formatos, tamanhos, texturas e tonaliddes de cor contrastantes. Nesse cenário básico sempre que quiser, você pode introduzir vasos com floríferas da estação e retirá-los no final da floração, sem prejuízo do esquema original.
  • Plantas em vasos são verdadeiros coringas. Facilitam a renovação visual do jardim e levam cor e vida a áreas onde o plantio é impraticável: ambientes internos, peitoris de janelas, degraus de escadas, terraços, corredores estreitos e pátios pavimentados.
  • Para aumentar a impressão visual de profundidade, plante na parte mais afastada do terreno flores e folhagens miúdas de cores frias, como azul, violeta e verde. Evite as de tamanho grande e cores quentes, como amarelo laranja e vermelho que, ao contrário, diminuem essa impressão.
  • A cor do jardim não é dada só pelas flores. Os vários tons de verde e a diversidade de cores de certas folhagens podem ser usados também para criar combinações de grande efeito.

Na horta: a melhor época para o plantio do pepino é de agosto a abril. Semeie em local definitivo e você poderá colhê-los 50 a 60 dias após o plantio.
No pomar: goiabeiras adultas podem receber poda de frutificação neste mês.


Quanto trabalho heim...?
Mãos a obra e boa sorte!


Grande abraço


Que tal esse jardim magnífico para se inspirar?

28 de jul. de 2010

Hora de se inscrever para um curso

Estamos no finzinho do mês de julho e logo iniciaremos o segundo semestre letivo! Pois é... já!
Nesse período iniciam vários cursos interessantes, e se você quiser, ainda da tempo de fazer sua inscrição.


Em Curitiba, temos o Solar do Rosário (um casarão centenário localizado no Centro Histórico), que é um Espaço de Arte e Cultura, e ministra diversos cursos interessantes. 
Vou postar os cursos relacionados a Decoração, Paisagismo e Jardinagem mas eles tem vários outros:
  • Decoração - design de interiores
  • Paisagismo
  • Jardinagem
  • Jardins de cura 
  • Paisagismo energético 
  • Limpeza energética da casa através das plantas.


Os cursos tem inicio em agosto e a inscrição anual é de R$ 30,00. Para maiores informações sobre carga horária, conteúdo, curriculo dos professores e demais cursos é só ligar lá: 
(41) 3225-6232 ou acessar: www.solardorosario.com.br.


Escolha algum que seja de seu interesse e aproveite.
Beijos
Crys



Cuidar do jardim é cuidar da alma

27 de jul. de 2010

Design iluminado


Hoje quero apresentar outra novidade super charmosa que acompanhamos na feira: os vasos para ambientes internos que vem com iluminação acoplada.
Também da empresa Vasart (www.vasart.com.br) da coleção Illuminati, esta é a mais nova tendência de vasos na Europa. A nova linha, combina a versatilidade dos vasos em polietileno e a elegância das luminárias de ambientes.


Confira, e caso deseje adquiri-los entre em contato conosco que teremos esse produto conforme encomendas.









Grande abraço da Crys

26 de jul. de 2010

Imagens dos vasos biodegradáveis



Postei recentemente sobre a novidade dos vasos biodegradáveis da empresa Vasart, e hoje a empresa entrou em contato para nos enviar essas imagens do produto.
Veja que charme!





Por hoje é isso...
Grande beijo


Férias x Piquinique

Tem uma escola de ensino fundamental bem em frente a nossa loja...
Todo dia é aquela barulheira... sabemos quando é o recreio, a entrada e a saída das crianças. Bem como faziam os antigos que sabiam a hora através do sino da Igreja, nós sabemos a hora pela algazarra das crianças...

Na verdade, por esses dias estamos meio perdidos, porque a escola está em período de férias.

Estava pensando o que eu gostaria de fazer se fosse uma criança de férias e lembrei com muita saudade dos deliciosos piquiniques com minha família ... (até aqueles feitos no jardim eram gostosos).

É uma maneira de aproximar a família, de descontrair e deixar boas lembranças para o futuro. Também fica registrado aos pequenos como as coisas simples da vida, são tão especiais.

Não é preciso muito: escolha um lugar calmo e limpo, separe uma toalha bonita, uns quitutes caprichados, um suco gostoso e claro, não esqueça de um arranjinho de flores para dar aquele toque especial ao passeio. 
Acesse nosso site e tenha boas inspirações para criar seu arranjo: 
www.maniadeflor.com.br

A dica fica! Aproveite ...
Grande beijo

24 de jul. de 2010

Vasos biodegradáveis

Um dos produtos que mais me chamou a atenção na Feira, e que quero compartilhar com vocês, é o vaso biodegradável que será lançado em breve pela empresa Vasart (http://www.vasart.com.br) produzido com fibra de bambu, casca de arroz, palha de trigo e de milho.
Em um período aproximado de 02 anos o vaso irá se decompor naturalmente, evitando assim a poluição da natureza.

Assim que estiverem disponíveis no mercado, estaremos oferecendo a você através do nosso site (www.maniadeflor.com.br)

Fique de olho e acompanhe essa belíssima idéia!

Até mais

23 de jul. de 2010

Mimo para vovó

O dia da Vovó está chegando: 26 de julho
Que tal sugerir para a criançada preparar um mimo para a vovó?


  • Separe duas xícaras bem bonitas (pode ser da vovó mesmo, ela vai gostar);



  • 02 suculentas (essas plantinhas não gostam muito de água, então, a rega não será prejudicada pelo recipiente pequeno e sem drenagem)





  • Retire as plantas do vasinho de plástico com cuidado para não perder a terra e as coloque dentro da xícara.
  • Dê uma firmada com a ponta dos dedos.
  • Se quiser, dê o acabamento com pedrinhas brancas.


Gostou?
Acesse também nossa coleção especial Dia da Vovó: www.maniadeflor.com.br


Um beijo especial para minhas Vovós que me ensinaram a gostar tanto da natureza.
Até mais...


22 de jul. de 2010

O Retorno

Após um longo tempo sem escrever devido a correria diária, resolvi voltar a postar no Blog.
Parece que as vezes é preciso ligar uma chavinha, dar um estalo, sair um pouco, viajar para receber uma injeção de ânimo e assim, buscar um tempo para as coisas prazerosas da vida.

Escrever pra mim, é um prazer, e dividir minhas experiências então...

Bom, a injeção de ânimo, no meu caso, e a novidade mais recente é que estive no Enflor 2010 (encontro nacional de floristas, feira de negócios e congresso) que aconteceu em Holambra, SP.

Novos materiais foram apresentados, novas variedades de plantas, projetos lindíssimos de profissionais renomados, cursos e ainda, tudo regado a alegria de reencontrar os amigos e dar boas risadas ...

Me emocionei em uma das apresentações, em que o descolado Florista Richard Go (australiano), declarou que o processo criativo de um artista floral deve ser livre de stress, deixando as flores se expressarem através de sua beleza única e natural.

Não é muito fácil, sei disso, afinal temos compromissos com o orçamento, com o estilo da festa, do cliente, mas acredito que essa seja realmente a essência do artista e farei de tudo para buscar esse processo.

Vou postar algumas fotos para que possam participar desse universo, desfrutem e procurem lembrar de Richard: NO STRESS ...
Grande abraço




Arranjo Rodrigo Carneiro e Paulo de Bento
Arranjo Rodrigo Carneiro e Paulo de Bento


Arranjo espaço Floral Design
Espaço Vic Meirelles


Arranjo Stand Produtor Alstroemérias




21 de jul. de 2010

Dia da Vovó

26 DE JULHO - DIA DA VOVÓ

Comemorar o dia da Vovó é lembrar das saborosas macarronadas de domingo, do cheirinho de café passado na hora, do bolinho de chuva, do cobertor de pena, do ateliê de costura, das flores do jardim, dos conselhos, das histórias ...

As Avós devem ser lembradas, comemoradas ... merecem todo reconhecimento, todo carinho!
Merecem ser ouvidas, visitadas, abraçadas! Amadas!

A Mania de flor também pensou nelas: consulte nossa coleção de Dia da Vovó e veja as opções de presentes e faça uma visita inesperada, com certeza ela vai amar!!


Planta Mágica

Adorei essa idéia!
Em breve em nosso site (www.maniadeflor.com.br), estaremos oferecendo uma nova opção de presente:
se chama Planta Mágica!
Assim, que o feijãozinho brotar, irá aparecer a mensagem escolhida.

Legal, né?